Na região do Vale do Paraíba, São Luiz do Paraitinga é uma pequena cidade com cerca de dez mil habitantes, que possui o maior acervo arquitetônico colonial de São Paulo, com construções típicas dos séculos 18 e 19. O centro histórico do município é um Patrimônio Histórico Cultural, tombado pelo IPHAN. No turismo ecológico, destacam-se várias trilhas, como a da Pirapitinga, do Corcovado, e do Poço do Pito. Os raftings do Núcleo Santa Virgínia e Brazadão também atraem turistas adeptos dos esportes radicais.
Localizada às margens da Rodovia Oswaldo Cruz, a meio caminho entre Taubaté e Ubatuba, fica esta tranquila cidade de 10mil habitantes, sendo que a metade reside na área rural. Seu clima é temperado seco, com temperaturas médias de 18 graus., e seu casario é tombado pelo CONDEPHAAT. Foi chamada de “ Cidade Presépio” , pelo Imperador Dom
Dom Pedro II, e ainda preserva um importante núcleo arquitetônico.
Fundada em 8 de maio de 1769, a cidade tinha na preservação de seu patrimônio histórico o maior fator de atração de turistas, além é claro , de sua culinária típica e de seu rico folclore e artesanato variado. De uns poucos anos para cá , a natureza exuberante que a circunda , foi sendo descoberta pelo pessoal do eco - turismo , e hoje suas cachoeiras, trilhas e corredeiras fazem a alegria dos praticantes de rafting( rio Paraibuna ), trekking,rappel ( cachoeira Grande) E cavalgadas( em fazendas da região), sem esquecer o mountain bike , em trilhas do Parque Estadual da Serra do Mar. Para os adeptos destes esportes, uma dica é conversar com as agências do local : Montana Rafting – e Sapucáia Bóia Cross
A culinária do Vale do Paraíba pode ser saboreada nos restaurantes da cidade. O afogado( carne de vaca com farinha de mandioca), o furrundum ( doce de cidra com mamão verde e rapadura), a canjiquinha( com quirera de milho e costela de porco ou frango) e a leitoa `a pururuca, são alguns das receitas dos tropeiros que subiam a Serra do Mar , nos áureos tempos do café, parando para o pernoite e o descanso merecido de seus ajudantes e mulas . Estas receitas estão popularizadas e podem ser conseguidas nos vários restaurantes e pousadas da região, alem de um guia local que as divulga .
Ruas e prédios da época da fundação, festas populares como a Folia do Divino, a Festa de S.Sebastião e a de São Benedito, de S.Luiz de Toloza ( padroeiro da cidade), Folias de Reis e Pastorinhas. Igreja do Rosário, Capela das Mercês, a Matriz, o Museu ( onde nasceu Dr. Oswaldo Cruz) , Casa do Artesão , etc .Alem dessas atrações , temos fora da cidade, aslgumas opções , para os mais aventureiros : Salto Grande , Cachoeira dos Pintos, da Fábrica, da Chacrinha, da Fila, da Usina , Pico da Pedra Redonda e Pico do Chapéu .
Venha, São Luiz do Paraitinga lhe espera de braços abertos ...
autor:Mario de Paula / depaula.mario@bol.com.br